10 Curiosidades sobre a Italia

10 curiosidades sobre a Itália – Cidadania Itáliana

Que tal saber mais sobre algumas curiosidades da Itália, país que pode ser o novo lar de muitas pessoas após conseguir a cidadania Italiana!

Ao longo de nossas materias no blog vamos falar mais sobre quem quer ter a cidadania italiana reconhecida, desde quem tem direito até todas as suas vantagens. 

Depois de terminada esta parte, mais burocrática, que tal saber mais sobre algumas curiosidades da Itália, país que pode ser o novo lar de muitas pessoas após o reconhecimento da cidadania Italiana. 

10 curiosidades qie ninguém te contou sobre a Itália

Selecionamos algumas  curiosidades da Itália que fizemos para você ficar pro dentro de fatos e acontecimentos no país da bota!

1 – Dividir a pizza? Jamais!

Sabe aquilo que a gente faz, de ir a um restaurante com toda a família, pedir uma pizza e a mesma chegar na mesa cortada em 8 fatias ou mais e todo mundo se deliciar? Então, isso na Itália, jamais! Lá, as pizzas são servidas individualmente, ou seja, cada um escolhe o seu sabor e a pizza que vai comer sozinho. 

curiosidades da Itália pizza

Além disso, se você for esperar pela pizza como um disco redondinho, como conhecemos por aqui, vai se decepcionar. Sim, porque lá a pizza é servida em um formato mais oval e nada de ketchup, mostarda ou outro molho para acompanhar! 

2 – País que é uma verdadeira galeria de obra de arte 

Para quem é amante de obras de arte, a Itália é o destino perfeito! O país da bota tem mais obras-primas por metro quadrado que qualquer outro lugar do mundo. Isso porque os grandes artistas da humanidade eram italianos, como Michelangelo e Leonardo da Vinci e criaram por lá grandes obras-primas clássicas da história da arte. 

3 – Amantes da comida de verdade

Acredita que na inauguração do primeiro McDonald’s na Itália, mais precisamente em Roma, na praça central Piazza di Spagnaem, em 1986, alguns moradores ficaram revoltados e resolveram distribuir espaguete de graça na frente da lanchonete? Isso para conscientizar e lembrar a população sobre a “herança culinária” do país. Foi a partir de protestos como este que o Movimento Internacional Slow Food foi criado, liderado pelo jornalista italiano Carlos Petrini e seus apoiadores. 

4 – Fontata di Trevi  que arrecada milhões

Sabe aquela famosa fonte de Roma, a Fontana di Trevi, que está presente em 10 entre 10 checklists de quem visita a capital e sonha em jogar uma moedinha e fazer um pedido? Então, acredite se quiser, anualmente, aproximadamente 1.5 milhão de euros em moedas são jogados na fonte. E o que é feito com toda essa dinherama? Este dinheiro é recolhido e doado para uma instituição de caridade ou empregado em um projeto social na cidade. Legal, não é?

5 – A 3ª população mais idosa do mundo 

Em 2019, a Itália se confirmou como o país mais idoso da União Europeia, com uma taxa de 168,9 pessoas com mais de 65 anos para cada 100 jovens com menos de 15, um novo recorde nacional. Isso prova de como a qualidade de vida dos italianos influencia na longevidade, já que a média da expectativa de vida dos italianos é de no mínimo 83 anos.  

6 – A 2ª maior produtora de vinhos do mundo 

É claro que a produção de vinho tinha que estar na nossa lista de curiosidades da Itália, já que o país é o segundo maior na produção de vinho do mundo, ficando atrás apenas da França. A região central da Itália, conhecida como Toscana, é também uma gigantesca produtora de excelentes vinhos, principalmente, dos vinhos brancos mais conhecidos entre os apreciadores, como Sauvignon Blanc e Chardonnay, por exemplo. 

7 – Possui 50 Patrimônios Mundiais da UNESCO

Acredite, é isso mesmo: a Itália é o país campeão de registros de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. São 53 propriedades registradas e mais 40 ainda estão na lista de espera para a certificação, o que pode chegar até quase 100! Alguns destes patrimônios reconhecidos pela Unesco estão o centro histórico de Siena, a Costa Amalfitana, a cidade de Verona e as Villas Médici, na Toscana. Demais, não é mesmo?

8 – Fonte de Vinho 24 horas

Dá só uma olhada nessa curiosidade da Itália, que demais! Além de ser o segundo país maior produtor da bebida dos deuses, o vinho, na Itália existe uma fonte de vinho tinto que funciona 24 horas por dia. Acredita? Essa fonte fica na cidade italiana de Ortona, que tem apenas 21 mil habitantes, e ganhou fama no país e no mundo pela sua atração turística. A fonte de vinho tinto é grátis e fica aberta para todos os visitantes da vinícola Dora Sarchese, que fica a 7km do centro da cidade. Quem visita a região pode chegar, pegar um copo e se esbaldar com a bebida. E o melhor, sem pagar nada por isso!

9 – Vaticano e suas peculiaridades 

Além de ser o menor Estado soberano do mundo, com 0,44 quilômetro quadrado, o Vaticano é o único país do mundo que pode fechar seus portões à noite. Isso porque o país é cercado por muros onde residem o Papa e os chefes da igreja católica romana, no centro da capital da Itália, Roma, e dominado pela grande basílica de São Pedro.

10 – Filmes dublados no cinema

Para o cinéfilos de plantão que adoram novas experiências em cinemas pelo mundo afora, atenção aos cinemas italianos. Diferentemente do que encontramos no Brasil, com filmes dublados e legendados, os filmes que passam nos cinemas na Itália são todos dublados. Por isso, para quem não fala e só entende buongiorno em italiano é impossível pegar um cineminha por lá. 

Ah, demais essas curiosidades da Itália, não é mesmo? E isso é apenas uma amostra de várias outras peculiaridades e diferenças que podemos encontrar neste país encantador que é a Itália. 

E se você conhece mais alguma curiosidade da Itália que não pode ficar de fora da nossa lista, conte para gente nos comentários, vamos adorar saber! 

Com informações: essemundoenosso.com.br; exame.abril.com.br; eurodicas.com.br; terra.com.br

Sair da versão mobile