Portugal, o queridinho da vez. Se você está pensando em fazer graduação ou ampliar seus estudos em Portugal, fique sabendo que não é o único.
Nos últimos dois anos Portugal foi eleito como o melhor país para se viver no continente europeu.
Mas o que torna Portugal tão atrativo para os estudantes brasileiros?
Claro que a primeira coisa que levamos em consideração é o idioma. A facilidade na comunicação é um dos fatores que mais pesam na escolha por esse país.
A cultura também é outro fator importante. O Brasil foi colonizado pelos portugueses (pelo menos é o que dizem os livros de história). Assim, estamos mais familiarizados com a comida e o estilo de vida deles.
A questão financeira também é muito importante. O custo de vida reduzido para os padrões europeus, universidades renomadíssimas com corpo docente da mais alta qualidade, segurança, clima e, sem falar que Portugal é a porta de entrada para a Europa. Uma vez lá, você pode facilmente viajar para outros países da comunidade europeia.
Como você pode ver, Portugal transformou-se no sonho de vários brasileiros.
Outra boa notícia é que estudar em Portugal ficou mais fácil para os brasileiros que querem fazer graduação, pois muitas instituições portuguesas firmaram parceria com o INEP e passaram a aceitar o resultado do ENEM como requisito único para a candidatura.
A nota mínima do ENEM para usar como forma de ingresso no curso superior em Portugal, geralmente, varia entre 500 e 600 pontos, de acordo com a universidade. Elas têm critérios distintos para admissão – como notas mínimas, pesos, o curso requerido e números de vagas disponíveis.
Para os brasileiros que querem cursar um Mestrado ou Doutorado em Portugal há inúmeras opções. E um fato que poucos brasileiros sabem é que a maioria dos mestrados e doutorados são ministrados em língua inglesa, um outro diferencial para aprimorar esta língua estrangeira tão conhecida pelos portugueses.
Hoje Portugal tem 05 universidades entre as 500 melhores do mundo. A Universidade de Lisboa tem a melhor classificação, seguida pela Universidade do Porto. As outras três são Aveiro, Coimbra e Minho.
Os preços das universidades em Portugal variam de acordo com a instituição, curso e modalidade. É fundamental ter em mente que mesmo as instituições públicas são pagas, ainda que muito mais baratas do que as privadas.
As taxas de candidatura variam de 20 a 110 euros. Alguns cursos geram despesas extras com teste de aptidão física e desportiva ou com exame médico e de robustez física.
Em caso de aprovação, os calouros poderão desembolsar mensalidades de até 700 euros ou anuidades que vão de 1.500 a 7.000 euros em até dez vezes. Os melhores classificados terão a chance de serem contemplados com descontos e pagarem taxas anuais inferiores, de 1.040 a 2.250 euros.
A maioria das universidades públicas possui subsídio do governo português onde aplica-se um desconto para alunos do Brasil, é a chamada bolsa de estudo CPLP.
Já o custo mensal com alojamento, material, transporte, alimentação e outras despesas básicas podem variar de 300 a 500 euros por mês. Em alguns casos, as instituições oferecem a possibilidade de o estudante incluir alojamento e alimentação na anuidade, resultando em um acréscimo de 250 euros por mês.
Para os brasileiros que pretendem estudar em Portugal há dois tipos de vistos:
- Visto para Fins de Estudo: para estadias cuja duração não ultrapasse um ano;
- Visto de Residência para Fins de Estudo: para estadias cuja duração ultrapasse um ano e finalidade de estudos.
E então? Ficou interessado em estudar em Portugal?
Procure uma universidade, encontre o curso mais adequado, faça a aplicação. Assim que tiver a aprovação, entre em contato conosco que vamos auxiliá-lo no processo de visto.
Sonhe, planeje, realize. Curta os preparativos, faça planos, amigos, crie histórias.
Deixe toda a burocracia com a gente.