Bisneto de Italiano tem direito a cidadania?

Bisneto de Italiano tem direito a cidadania?

Bisneto de Italiano tem direito à cidadania?

“Bisneto de italiano tem direito à cidadania?” Essa é uma pergunta muito frequente entre descendentes de cidadãos italianos que desejam se tornar ítalo-brasileiros.
Portanto, não se preocupe caso não tenha conhecimento sobre este assunto. De um modo geral, o grau de parentesco é uma preocupação que está presente em qualquer processo de cidadania.
No caso da cidadania italiana, o processo é mais flexível que os demais paises, sendo possível SIM reconhecer esse direito tão especial através do seu bisavô.
Mas vale ressaltar que há algumas condições para iniciar esse processo e nós do Grupo Solutions vamos esclarecer de uma vez por todas o que ninguém te conta:
Até que geração é possível solicitar a cidadania? Bisneto de italiano pode iniciar o processo? Como fazer?

Afinal, até que geração pode reconhecer a cidadania italiana?

Bisneto de italiano tem direito à cidadania

Sobre a flexibilidade dos processos de cidadania italiana e é um fato: qualquer pessoa que tenha um antepassado italiano pode ter dupla cidadania.

A lei italiana afirma que o direito à cidadania é transmitido para todas as gerações, sem limite de parentesco. Ao contrário de outros países, que impõem um grau de parentesco limite para tirar a cidadania.

No entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração sobre o processo.

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é verificar se o seu antepassado, seja ele avô, bisavô ou até trisavô, se naturalizou brasileiro quando veio da Itália.

Caso isso tenha acontecido antes do italiano ter filhos, os descendentes não possuem direito à cidadania italiana.

Por outro lado, se ele teve filhos antes de se naturalizar brasileiro, os descendentes têm direito à cidadania.

Todo bisneto de italiano tem direito à cidadania?

Após confirmar que o seu bisavô não se naturalizou brasileiro ao desembarcar no país, você já pode respirar mais aliviado! 

Geralmente, esse é o principal empecilho na hora de reconhecer a cidadania italiana. Além disso, há um fator que também deve ser levado em consideração antes de partir para o processo: Via Materna.
As leis da Itália estipulavam que somente os filhos de pai italiano recebiam a transmissão da cidadania italiana.
Sendo assim, a mãe italiana casada com um estrangeiro perdia a nacionalidade e, consequentemente, não a transmitia para as gerações seguintes.
A partir de 1° de janeiro de 1948 passou a vigorar a Constituição Italiana, alterando antigas leis e processos. Incluindo a restrição Via Materna!
Logo, se a sua antepassada materna gerou um filho após 01/01/1948, é possível reconhecer a cidadania normalmente, ou seja, via judicial.
Mas não se preocupe, a cidadania Via Materna também pode ser levada adiante via administrativa, porém, o processo é um pouco mais complexo e necessita de um advogado na Itália.

É possível reconhecer a cidadania através da bisavó?

Fique tranquilo, bisneto de italiano tem direito a cidadania, assim como bisneto ou bisneta de italiana também!
Como mencionamos acima, a presença de uma mulher na sua linhagem não impedirá que você tire a cidadania italiana, apenas mudará alguns protocolos do processo e deverá ser feito na Itália.
Sendo assim, se você tem direito à cidadania via Materna, pode contar com a nossa equipe de especialistas para iniciar o seu processo.

Processo no Brasil ou na Itália?

Agora, você já sabe que bisneto de italiano tem direito à cidadania. Mas, afinal, onde realizar o processo? Existe alguma regra sobre o local de reconhecimento da cidadania para bisnetos? A resposta é não!

Existe a possibilidade de fazer o processo tanto no Brasil como na Itália. No entanto, é importante ter em mente o tempo de duração, gastos e requisitos para realizar o processo em cada lugar.

No Brasil, os custos são menores, e há diversos consulados espalhados pelo país.

Por outro lado, o processo em solo brasileiro pode levar mais tempo, ao contrário do processo na Itália, que dura alguns meses somente.

Porém, vale ressaltar que os custos serão maiores do que em solo nacional, em virtude das passagens, gastos com acomodações e demais despesas.

Além disso, sem uma assessoria para cidadania italiana qualificada, o processo pode se tornar difícil e demorar mais do que o previsto.

Por isso, o Grupo Solucion lhe ajuda a conquistar esse direito, principalmente agora que você já sabe que bisneto de italiano tem direito à cidadania!

Não espere mais para realizar esse sonho, ainda mais com todas as vantagens que ele apresenta.

Quais as vantagens da cidadania para bisnetos?

Por falar em vantagens, a cidadania italiana para bisnetos é um direito que pode abrir muitas portas para você no futuro, como morar em quaisquer países da União Europeia, ou até estudar em instituições renomadas na Itália, por exemplo. 

Você poderá circular por diversos países livremente, apenas apresentando o seu passaporte italiano. Entre eles, estão:

  • Áustria
  • Eslovênia
  • Espanha
  • França
  • Holanda
  • Irlanda
  • Portugal
  • Suécia

Outro grande benefício é não precisar esperar nas filas dos aeroportos internacionais, devido ao passaporte europeu. Sem contar a possibilidade de morar nos EUA e Canadá.

Já imaginou viver tudo isso apenas com a cidadania italiana, que é um direito seu?

O Grupo Solucion vai te ajudar a conquistar esse sonho.